Câmara na Escola encerra o ano com 83 visitas guiadas

Em 2023 participaram das palestras e visitas guiadas do programa 2392 alunos das escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto
Câmara na escola
Câmara na Escola encerra o ano com 83 visitas guiadas

Texto e Fotos: Silvia Morais

Durante o ano de 2023 o Câmara na Escola recebeu 33 escolas totalizando 2.363 estudantes que participaram da visita guiada e palestras do programa.

Em parceria com a Mobi-RP, que forneceu o transporte gratuito para alunos da rede pública de ensino do Estado, foi possível atender 1.036 crianças e adolescentes de 15 dessas escolas de Ribeirão Preto.

Nas 83 visitas guiadas realizadas este ano, os alunos aprenderam sobre a história do legislativo municipal através de painéis que ilustram fatos históricos e curiosidades da cidade, palestras que explicam de forma didática o funcionamento da Câmara. Os estudantes ainda foram recebidos por vereadores que responderam e esclareceram perguntas e dúvidas, assim como acolheram as sugestões que os jovens trouxeram.

O estúdio da TV Câmara mostra como é feita a transmissão dos programas exibidos pelo canal. Em algumas oportunidades os alunos foram protagonistas de gravações de entrevistas e debates produzidos pelo canal legislativo.

O programa procura trazer para as novas gerações a visão de como é importante conhecer e fazer parte da política. Com olhares curiosos e surpresos, vão aprendendo durante a visita como Ribeirão Preto foi formado, personagens importantes, o funcionamento de uma sessão, os trâmites de um projeto, a diferença entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Dessa forma, o programa Câmara na Escola tem o propósito de despertar os estudantes para o exercício da cidadania e que um dia terão a responsabilidade de decidir sobre o futuro de sua cidade, tanto no voto como na possibilidade da atuação na vida pública partidária.

Segundo a professora de Geografia, Regiane Rangel, “O Projeto Câmara na Escola, possibilita aos estudantes uma vivência única, ao entenderem a importância de acompanhar as ações do Poder Legislativo, estimula o interesse sobre conhecer melhor a história da nossa cidade, além de despertar um olhar com mais encanto para os estudos”

Engajado para que todos, sem distinção, possam usufruir de informações e conhecimento, o programa recebeu com sucesso os alunos do Centro de Educação Especial Egydio Pedreschi. Também foi destaque a aula ministrada após as palestras aos alunos do Senac, que estudaram atas secretas do período da ditadura militar.

Para o presidente da Câmara de Ribeirão Preto, Franco Ferro (PRTB), " A Câmara Municipal de Ribeirão Preto sente-se honrada em receber estudantes de todas as escolas do município, contribuindo para que a cidadania seja despertada em cada jovem, incentivando a participação democrática na vida pública. Parabenizo o Programa Câmara na Escola que é eficiente em disseminar a história e o papel do Legislativo Municipal aos estudantes."

Não podemos deixar de agradecer a todos os professores, diretores, coordenadores e assistentes que tornaram essas visitas possíveis, viabilizando maior conhecimento aos seus alunos. E agradecemos em especial às escolas que durante todo o ano de 2023 reconheceram o sério trabalho desenvolvido pelo Programa Câmara na Escola.

CEEEF Egydio Pedreschi
Centro Social Marista Irmão Rui